sábado, 11 de dezembro de 2010

Café a Napolitana


   Ta ai um método de preparo pouco conhecido, quando se fala em método de praparo italiano logo vem a cabeça a tradicionalíssima moka, porém o que muitos não sabem é que a moka é muito jovem comparada com a cafeteira Napolitana, enquanto a tão famosa moka tem 50 anos de vida o método napolitano tem 200 anos.
   Na Itália não é consumido o café filtrado no pano e no papel, lá o método filtrado é feito tradicionalmente no sul da Itália pela Napolitana e em todo resto pela Moka.
   Modo de preparo:
a) Encha de água até o nível do orifício da cafeteira sem bico.


b) Encha de café o filtro até ao nível e, sem fazer pressão sobre o pó, feche a parte superior (a que tem o bico).

c) Coloque a cafeteira no fogo e espere o início da ebulição, até  sair o vapor pelo orifício do respiro.

d) Nesse momento tire a cafeteira do fogo e vire lentamente esperando que a água, passando através do café, possa descer para a parte inferior.
  
   A cafeteira Napolitana resulta um café encorpado, porém mais suave que a Moka, a moagem do café também tem de ser um pouco mais grosso que a usada para a Moka.
   Para as fotos foi usado o blend da Cafeteria do Museu, composto por Alta Mogiana, Sul de Minas e o tão famoso Chapadão do Cerrado Mineiro, vale a pena conferir.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Demian, desculpa a demora em responder, mas o blog não me acusou reposta para o post.
      Então, não conheço nenhum lugar que venda a cafeteira aqui no Brasil, a minha foi um presente vindo da Italia, lá ela é bem conhecida e creio que fácil de encontrar.

      Excluir
  2. Olá!!!
    Que bom ver instruções pro uso da Napoletana.
    Ganhei uma de herança, era do meu avô que veio pro Brasil na 2GM. Levei um bom tempo pra entender como usá-la.
    Ainda estou desenvolvendo a técnica, às vezes o café sai ótimo, às vezes horrível.
    Mas tenho uma dúvida: Ao virar a cafeteira sempre esguicha água pelo respirador. É assim mesmo?
    Acontece o mesmo com você?
    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, este post deve ter algum problema, pois não está me indicando os comentários.. vi o seu apenas hoje!
      Então o legal dela é que da para brincar bastante, importante é você ter onde moer o café para ela, uma moagem fina pode comprometer para pior seu café, uma outra coisa que pode ser feito é você colocar apenas depois de algum tempo a parte de cima dela no fogão, isso impede que a parte para onde vai o café coado fique muito quente (isso também poderá alterar o sabor dele)... Infelizmente sempre respinga água, eu procuro sempre virar de vagar, assim o controle do que estou fazendo é maior deixando o risco de algo errado acontecer menor! hehe.. mas irei conversar com alguns Italianos para saber se eles tem alguma dica para isso.
      Abraços.

      Excluir